Aparência normal, tudo no lugar. Dia tranquilo.
Após alguns afazeres, nada melhor que assistir a um filme.

Em uma análise
axiológica, o tradicionalismo baseia-se na valorização do ensino humanístico de
cultura geral, do esforço do professor, da organização lógica do ensino, da
disciplina escolar, da aprendizagem do aluno, da transmissão, preservação e retenção dos conteúdos do
ensino, dentre outros. (Informações do texto: Educação Profissional e Suas Bases Axiológicos)
No ensino
tradicional, o professor é apenas um instrumento mediador entre o aluno e o
“modelo de ensino”, aquele considerado ter os métodos mais seguros. Segundo
Émile Durkheim (L’éducation morale. Paris, Félix Alcan, 1925, p. 127): “... ele
é o intérprete... e é por seu intermédio que a aproximação (entre a criança e o
social) se tornará possível”, já nas palavras de Château, o papel do professor
é de “[...] um treinador que vigia, dirige, aconselha, corrige”.
Hundert é um docente
apaixonado pela História Antiga, matéria da qual leciona há muitos anos, tentando
orientar e modelar os alunos, ao utilizar os exemplos dos personagens
históricos, como filósofos gregos e imperadores romanos, mostrando estar sempre
rígido em relação aos valores, ética e condutas morais.
William tem
incômodos com a chegada de Sedgewick Bell. Sedgewick foi criado com uma
educação equivocada, filho de um Senador muito respeitado e quase sempre
ausente na vida do filho, não se importando com a opinião nem com os problemas
deste, e por isso, o coloca no colégio querendo apenas resultados sem se importar
com os meios, despertando instintos negativos no garoto. O professor passa a
querer tentar moldar a personalidade de Bell, mas é bloqueado pelo pai que diz
ser o único competente a isto, e mais, que o papel do professor é apenas
ensinar e mostrar resultado, o professor então se depara com a ignorância do
homem.
Mesmo depois de
conversar, Hundert continuou alimentando esperanças em Bell, por achá-lo
inteligente e esperto, embora a tantas rebeldias, o professor pensou que ele
pudesse ter um futuro brilhante e se tornar um exemplo, até passou por cima de
seus princípios, aumentando a nota do aluno, fazendo com que este ocupasse a
vaga de outro, em um concurso chamado de “Concurso Senhor Julio Cesar”, ao qual
ele mesmo criou há muitos anos, porém foi um fracasso, sem esforço nenhum para
se dedicar, Sedgewick colou no concurso, desonesto, trapaceou enganando a uma
platéia inteira, mostrando usar sua capacidade racional para obter vantagens
das situações.
Nesse caso, as condutas de regras e os
princípios herdados do pai tiveram um peso maior, mostrando a importância da
educação da família nos diversos aspectos de nossa personalidade, além disso,
com uma boa educação temos maiores tendências a uma boa índole e a fazer o bem.
Como se não
bastasse, William Hunterd passa pela mesma situação, porém como vítima, ao
perder a diretoria para uma pessoa jovem e sem tantas experiências apenas com
fins lucrativos, mostrando que a esperteza de seus companheiros se sobrepôs ao
seu caráter, sua honestidade e os seus valores.
Muitos anos mais tarde, houve uma cópia do
”Concurso Senhor Julio Cesar” na casa de Bell, que novamente colou sem remorsos,
e William além de participar e mais uma vez se decepcionar, contou ao aluno, a quem tirou a muitos anos atrás do concurso colocando Sedgewick em seu lugar,
que se arrepende pelo erro e o aluno o perdoa colocando seu filho para ser aluno
de Hundert.
O professor
levanta uma questão para Bell, sobre quem ele realmente é, por ele viver em
trapaças, em uma vida sem virtudes e sem princípios, e Bell o ignora, sem saber
que seu filho ouviu tudo e se decepcionou com isso. O momento mostra que o
desafio terá outro rumo, o de Bell para com seu filho. É, aqui se planta, aqui se colhe.
O filme nos
deixa a seguinte indagação: até aonde vale o modelo de ensino tradicional?
Porque a Sedgewick não teve efeitos, além disso, nos faz refletir sobre alguns pontos particulares, como a própria personalidade.
O caráter é
formado acima de tudo pela ética, pela moral e suas práticas e vai se
desenvolvendo conforme os anos, a educação, as experiências e os valores dados
a esta.

“Todos nós, em algum momento, somos forçados
a nos olhar no espelho e ver quem realmente somos.”
William Hundert
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