Vá ler um livro




Em Cuiabá, a Avenida São Sebastião é conhecida por agregar restaurantes caros, enotecas e por ser via de acesso a várias danceterias. A Avenida Isaac Póvoas liga a região centro norte ao centro comercial e representa uma das principais avenidas do comércio do município. A Rua 24 de Outubro tem a fama de ser a mais charmosa da cidade, pelas pequenas lojas de artesanato e lembranças feitas por designers de moda de Cuiabá. O que elas têm em comum?

No entroncamento dessas três ruas fica localizada uma pequena casa, de vidro fumê, cerca de 10 m², que poucas das pessoas que transitam por essas bandas, já entraram. A Biblioteca Saber com Sabor, foi onde descobri meu gosto pela leitura e onde fiz meu primeiro cadastro em biblioteca há sete anos.

Especificamente, aquela unidade possui 12 anos de existência e foi em uma atípica caminhada por aqueles lados que aproveitei para entrar novamente naquele lugar tão frequentado durante meu ensino médio e onde tive o primeiro contato com Mario Quintana e com outros poetas e obras fantásticas, como o Diário de Nina Lugovskaia.

Hoje, apesar de percorrer os pequenos corredores, e as lotadas estantes com os olhos, já tenho um gosto mais definido. E os olhos pararam quando avistei a fileira do Sidney Sheldon. Livros novos, outros nem tanto, mas ambos à disposição de qualquer pessoa que se cadastre com cópia de RG, CPF e comprovante de residência.
E ainda há quem reclame de falta de oportunidade. Segundo a atendente plantonista, o projeto conta com nove unidades em funcionamento na cidade de Cuiabá e recebe cerca de 400 visitantes mensalmente, em cada localidade.

A unidade localizada na região centro norte é a mais antiga e já contou com cursos de desenhos, clubes de leitura, dentre outras atividades que movimentavam ainda mais o pequeno espaço. Mas, atualmente, o projeto se resume a disponibilizar um bom local de estudo para concurseiros de plantão e estudantes que vão prestar o Enem.

Por enquanto, me contentei com o livro do Sidney Sheldon, que por sinal, foi o primeiro dele que não gostei. Mas, sem stress, ainda faltam metade da coleção, para ler.


Biblioteca Saber com Sabor
Praça Clóvis Cardoso
Cuiabá- MT


Comentários